quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Saber CONVIVER é o SEGREDO da vida!!


Na vida não poupei detalhes, não medi esforços, não comemorei pouco cada vitória, não sorri de vez em quando, não deixei de chorar por vergonha, reclamei quando podia e não podia reclamar, errei mas reconheci e aprendi......

Quando aqui cheguei, só cheguei por um motivo: Viver a vida!

Deus não me disse qual nome eu teria, qual seria minha profissão, quem seria minha família...e muito menos Ele determinou o modo pelo qual eu viveria, ou o caminho que eu deveria seguir...

Foi como se Ele tivesse me dado a vida como presente e tivesse me dito: "Tome a sua vida como presente, eu estou aqui, mas siga o seu percurso!... Siga o seu percurso, assim como o rio segue o percurso dele, lentamente....".

Então, aqui estou eu....não sabia qual profissão eu teria, mas atualmente sou professora de matemática....não sabia como me chamaria, mas me chamo Ana Paula....não sei como eu seria, mas sou simplesmente o que eu consigo ser.....não tenho a pretensão de ser perfeita, pois a perfeição não pertence a ninguém....

Apesar de todas as tribulações apresentadas neste mundo, ainda não desisto de viver em uma vida que ganhei de presente.....

Quem desperdiça suas vidas alheias, fazendo extravagâncias ou coisas inadimissáveis, ainda não perceberam que a arte de viver é simplesmente a arte de saber conviver!!

Saber conviver com os problemas, saber conviver com as pessoas...saber conviver com o momento de fracasso ...com o momento de vitória....etc.

Viver não é viver APENAS para nós mesmos, viver é dedicar-se, é amar e ser amado, é preocupar-se, é relacionar-se bem com as pessoas.....é aprender a respeitar cada pessoa pela sua maneira de ser ou viver...

Quando comecei a perceber que o segredo da vida, estava na CONVIVÊNCIA, é que comecei vivê-la da forma que tem que ser vivida....

Embora me decepcionei com alguns amigos "traiçoeiros"....mas comemoro em saber que encontrei amigos verdadeiros.....

Enfrentei lutas, encarei derrotas, fui humilhada.....mas hoje ainda que não seja tão sonhadora a minha posição, me sinto respeitada em meu trabalho, tenho o respeito de crianças e adolescentes, e como educadora e formadora de opiniões....me dou o respeito, e me dedico todos os dias apenas para fazer pelo futuro destes jovens, o que eu faria pelo futuro dos meus próprios filhos....

Percebi que o valor da vida, está no valor das coisas que você faz pelas pessoas.....e no valor do reconhecimento das mesmas.......

Não há nada mais gratificante, que você conviver bem....fazer algo por alguém.....e se deparar com alguém na rua depois de longas datas e ouvir uma palavra de agradecimento e reconhecimento, pelo que você foi.....pela convivência colaborativa que você teve com tal pessoa...

Quando cheguei aqui para viver a vida, apenas abri uma porta que até então nem sabia o que estava me aguardando atrás dela.....

Mas como disse Augusto Cury: " Bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la".

Ainda hoje estou vivendo a vida que encontrei atrás da porta que abri, uma porta que não sei bem ao certo como encontrei....e nem sei ao certo até onde o caminho que estava escondido atrás dela me levará...

O único medo que tenho é de partir.....mas enquanto aqui estiver, não me esquecerei que saber CONVIVER é o grande segredo da vida!!


(Paulinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário