quinta-feira, 24 de junho de 2010

Clamando pela misericórdia de Deus


“Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo [....] não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias” ( Daniel 9: 17-18)

Daniel tinha muitas razões para estar profundamente alarmado. Seu povo achava-se no exílio, e ele suplicava a Deus pelo fim do cativeiro e sua volta a Jerusalém, Entretanto, não pedia ajuda a Deus pelos merecimentos do povo. Fazia-o por saber que Deus era a um Deus misericordioso. Daniel clamou “por tuas misericórdias”. Sua oração ardente era um petição a um Deus santo e justo, um Deus que concede graça em situações difíceis por causa de sua natureza. A graça jamais pode ser ganha em troca de algo ou merecida por nós. Até a própria salvação, é obra da graça de Deus. “Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

Quando atravessamos circunstâncias difíceis, podemos pedir ajuda a Deus, mesmos que não a mereçamos. Como o cobrador de impostos descrito por Jeus em uma de suas parábolas, podemos dizer: “O Deus, tem misericórdia de mim, pecador”! ’ (Lc 18.13).

Louve então ao Senhor porque sua ajuda não depende do que fazemos ou de nossas “obras”, mas de quem ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário